O que plantar em fevereiro? Veja 20 opções de frutas e verduras

Clima do verão contribui para o desenvolvimento de diversas espécies

Com condições climáticas semelhantes àquelas identificadas em janeiro, o mês de fevereiro propicia o cultivo de frutas e hortaliças que se desenvolvem bem com temperaturas altas e são resistentes às fortes chuvas, comuns em várias regiões do Brasil.

E para ajudar quem pretende montar uma horta em casa, a Globo Rural organizou uma lista com 20 alimentos ideais para serem plantados no segundo mês de 2024.

Todos são de fácil cultivo e ricos em vitaminas e sais minerais, oferecendo benefícios ao organismo quando consumidos.

Saiba o que plantar em fevereiro

1 – Acelga

Acelga — Foto: shutterstock
Acelga — Foto: shutterstock

Com origem em países da Ásia, a hortaliça folhosa é da família quenopodiácea, mesma da beterraba e do espinafre, e é benéfica para regular o intestino. Também possui alto teor de vitaminas A e C e potássio na composição.

Para o plantio, tem recomendação nas regiões Sul e Sudeste a partir de fevereiro por causa da tolerância ao calor mais intenso. A acelga gosta de solo úmido, mas não encharcado, e pode ser colhida após 70 dias.

2 – Agrião

Agrião — Foto: Canva/ Creative Commoms
Agrião — Foto: Canva/ Creative Commoms

3 – Alcachofra

 Alcachofra — Foto: Thinkstock
Alcachofra — Foto: Thinkstock

Conhecida como um alimento de paladar refinado, a alcachofra é indicada para consumo pelos nutricionistas por ser rica em fibras e ter poucas calorias, além da presença de vitamina C e ácido fólico.

Em relação ao plantio, a hortaliça desenvolve-se bem em solos drenados e úmidos e em locais com temperaturas que ficam mais amenas nos meses seguintes. Por isso, pode ser plantada no Sul e Sudeste neste momento. Estima-se que o tempo até a colheita seja de 150 dias.

4 – Alface

Alface — Foto: Canva/ Creative Commoms
Alface — Foto: Canva/ Creative Commoms

A rainha das hortaliças pode ser cultivada em todas as regiões do país em fevereiro. O tempo entre o plantio e a colheita é de 50 a 70 dias, e as mudas devem ter 0,25 centímetros de distância na horta.

As folhas da alface podem ser lisas ou crespas, com ou sem formação de cabeça, roxas ou bem recortadas. Além de saborosa, a hortaliça tem cálcio e grande quantidade de vitamina A, o que é importante na prevenção de câncer de boca e pulmão. Outro benefício são as calorias, registrando apenas 15 em 100 gramas.

5 – Brócolis

Brócolis — Foto: Thinkstock
Brócolis — Foto: Thinkstock

A hortaliça rica em minerais, como magnésio, ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e B3, tem o plantio recomendado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Mais conhecido nos mercados, o brócolis de cabeça apresenta um cultivo fácil por render apenas uma colheita. Esta, geralmente, é feita após 110 dias. No tipo ramoso, que é colhido diversas vezes, o ponto ideal de consumo é menor: 75 dias.

6 – Cebola

Cebola  — Foto: Globo Rural
Cebola — Foto: Globo Rural

Usada para melhorar sabor, aroma e aparência em diversos pratos, a cebola pode ser plantada no Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte e desenvolve-se bem quando as temperaturas são menores, principalmente à noite, e na ausência de períodos longos de chuva, facilitando o manejo.

O solo ideal para o cultivo deve ser profundo, rico em matéria orgânica e com boa umidade e drenagem. De acordo com a Embrapa Hortaliças, a colheita pode ser realizada de 100 a 180 dias após o plantio.

7 – Cenoura

Cenoura — Foto: Globo Rural
Cenoura — Foto: Globo Rural

Uma das hortaliças com maior quantidade de vitamina A na composição e importante para a saúde dos olhos, a cenoura pode ser plantada no Sul por meio de sementes ou mudas.

Ela costuma se desenvolver melhor em solos nem muito argilosos e nem muito arenosos. Um detalhe importante é a profundidade. Se a semente for colocada muito funda, a germinação pode ser comprometida. E se ficar rasa, tem risco de ressecar. Em média, a colheita acontece 100 dias após o plantio.

8 – Coentro

Coentro — Foto: Globo Rural
Coentro — Foto: Globo Rural

Da mesma família da cenoura e da mandioquinha, a hortaliça usada como tempero prefere o clima quente e não tolera baixas temperaturas. Por isso, o plantio é indicado para esta época do ano.

Conforme a Embrapa, as mudas de coentro devem ter de 8 a 10 centímetros de distância no canteiro e não têm muitas exigências em relação ao solo. A planta pode ser consumida após 60 dias.

9 – Couve-flor

Couve-flor — Foto: Globo Rural
Couve-flor — Foto: Globo Rural

A hortaliça delicada e saborosa pode ser plantada no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste e apresenta cultivo fácil e de baixo custo se o solo tiver, principalmente, três características: argiloso, boa profundidade e drenagem. A colheita acontece quando a cabeça atinge o máximo do desenvolvimento – cerca de 2kg.

A couve-flor é rica nutricionalmente em cálcio, ácido fólico e vitamina B12. No mercado, é comum encontrarmos a variedade de cor branca, mas ainda há a roxa, verde e laranja.

10 – Espinafre

Espinafre — Foto: Daniella Segura/CCommons
Espinafre — Foto: Daniella Segura/CCommons

Rico em nutrientes, como magnésio, potássio, zinco e vitaminas B2 e B9, o espinafre tem o plantio indicado para os estados do Sul e Sudeste a partir do mês de fevereiro e pode ter as folhas consumidas após 80 dias.

O cultivo da hortaliça é considerado fácil, pois não exige muito espaço na horta. Uma dica é usar caixas com altura de 20 a 25 centímetros e deixar a planta exposta diretamente ao sol algumas horas por dia.

11 – Manga

Manga — Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo
Manga — Foto: Ernesto de Souza/Editora Globo

Com o plantio indicado para a região Nordeste em fevereiro, a semente da manga é colocada em sementeiras com solo fértil, solto e profundo. Outro detalhe é em relação ao local: necessita ser arejado, protegido e perto da água.

De acordo com a Embrapa, a mangueira se adapta bem em áreas onde as estações são bem definidas e frutifica no segundo ano quando é enxertada. No entanto, conforme a entidade, a produção econômica inicia depois de quatro anos.

A fruta é rica em vitaminas A e C, cálcio, fósforo e potássio. Entre os principais benefícios, destaca-se o funcionamento do intestino por causa das fibras na composição.

12 – Maxixe

Maxixe — Foto: Getty Images/Canva
Maxixe — Foto: Getty Images/Canva

Com características tropicais, a planta suporta temperaturas elevadas e as chuvas fortes, tendo o plantio propício no Sul e Sudeste somente até o mês de fevereiro. Nas demais regiões, pode ser cultivada durante todo o ano.

O maxixe adapta-se bem em solos arenosos e não exige muita adubação. A colheita acontece entre 60 e 70 dias. Quando introduzido na alimentação, oferece boa quantidade de zinco e vitamina C.

13 – Melancia

Melancia — Foto: Canva/Creative Commoms
Melancia — Foto: Canva/Creative Commoms

As altas temperaturas desta época – 25ºC a 30ºC – auxiliam na germinação da melancia, que é rápida, e ainda possibilita a presença de mais flores.

Entre o plantio e a colheita, o tempo previsto é de 110 dias. Para saber se a melancia está madura, é preciso observar se a parte da fruta que fica em contato com o solo é amarelada. O solo deve ser arenoso, profundo e com matéria orgânica.

14 – Melão

Melão  — Foto: Globo Rural
Melão — Foto: Globo Rural

A fruta gosta de clima quente e pode ser prejudicada por temperaturas muito baixas, pois não tolera frio e geada. Nos mercados, é encontrada em cinco tipos: melão amarelo, melão cantaloupe, melão italiano, melão galia e melão pele-de-sapo.

Para o desenvolvimento da planta, o solo deve ser leve, drenado e com iluminação direta do sol durante boa parte do dia. O melão é rico em fibras, possui poucas calorias e auxilia na saúde do intestino.

15 – Morango

Morango — Foto: Francisco Lima/Embrapa
Morango — Foto: Francisco Lima/Embrapa

Originário da Europa, o morango pode ser plantado entre fevereiro e março no Centro-Oeste por meio de mudas que devem ter cerca de 15 centímetros e nenhuma presença de doença. A colheita, por sua vez, começa após 80 dias.

Quando consumido, o falso fruto proporciona benefícios para o coração, diminui o risco de demência e auxilia no controle do açúcar no sangue.

16 – Mostarda

Mostarda — Foto: Getty Images/Canva
Mostarda — Foto: Getty Images/Canva

Ideal para o plantio nos estados do Nordeste, a mostarda é consumida de duas formas pelos brasileiros: folhas e sementes. Para crescer saudável e ser colhida em até dois meses, a planta necessita de iluminação direta do sol.

As folhas da hortaliça são conhecidas pelo sabor picante e por oferecerem benefícios ao organismo em razão da presença de cálcio, ferro, potássio e magnésio.

17 – Nabo

Nabo — Foto: Thinkstock
Nabo — Foto: Thinkstock

Propício para plantio no Centro-Oeste e Nordeste, o nabo tem origem na Sibéria e é muito utilizado na medicina chinesa. O solo deve ter boa drenagem e não ser encharcado para favorecer o desenvolvimento da hortaliça. Recomenda-se que as plantas tenham 10 centímetros de distância umas das outras na horta.

Leve, pouco calórico e de fácil digestão, o nabo possui fibras e quantidade significativa de potássio – 132 miligramas em 100 gramas do alimento cozido.

18 – Pimentão

Pimentão — Foto: Globo Rural
Pimentão — Foto: Globo Rural

Nas cores amarela, verde e vermelha, o pimentão tem indicação de plantio até fevereiro no Sul do Brasil em razão da temperatura. As sementes são colocadas em semeadeiras para o desenvolvimento das mudas, que devem ser transplantadas para o solo úmido e com distância de 30 a 40 centímetros.

A hortaliça originária do México e da América Central tem fibras, vitamina C, fósforo, ferro e potássio. A colheita é feita após 100 dias do plantio.

19 – Quiabo

Quiabo — Foto: Canva/ Creative Commoms
Quiabo — Foto: Canva/ Creative Commoms

Hortaliça da família malvaceae e introduzida na alimentação brasileira pelos escravos africanos, o quiabo tem alto teor de fibras, além de magnésio, manganês, fósforo e zinco.

De acordo com a Embrapa, o mês de fevereiro é propício para o plantio no Centro-Oeste, enquanto o Norte e o Nordeste oferecem boa qualidade para o desenvolvimento durante todo o ano.

20 – Repolho

Repolho — Foto: Pixabay
Repolho — Foto: Pixabay

A hortaliça desenvolve-se bem em temperaturas amenas – entre 15ºC e 25ºC –, mas resiste também em locais quentes, favorecendo a plantação no Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste a partir do mês de fevereiro.

Rico em vitaminas do complexo B, E e K, o plantio do repolho é feito por mudas. O transplante acontece para solos adubados e com boa irrigação.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *