Dra. Milena Brandão e o seu importante trabalho de desenvolvimento das potencialidades femininas no Vale do São Francisco

Com foco na saúde, sexualidade e bem estar, a médica e influencer ajuda mulheres a se libertarem de tabus e estigmas que tanto prejudicam suas vidas

Da redação

Há 20 anos atuando na saúde e sexualidade da mulher, a médica ginecologista Milena Brandão vem construindo um carreira sólida e de sucesso movida por uma latente paixão à medicina e, mais especificamente, à saúde e sexualidade feminina. Para além do consultório, encontrou nas redes sociais um canal perfeito para ampliar a interação com seu público e esclarecer dúvidas com uma linguagem leve e descontraída, porém com o embasamento científico adquirido nas experiências como terapeuta e educadora sexual, atraindo cada vez mais a atenção quanto a questões que ainda são tabus para algumas mulheres em decorrência de uma formação imposta pelo machismo estrutural.

Influenciadora digital com mais de 60 mil seguidoras e seguidores em seu perfil do Instagram, Milena Brandão é uma voz ativa na luta para que as mulheres tenham acesso a informações essenciais visando um maior cuidado com a saúde e o bem estar. Podemos reconhece-la como uma jovem mulher empreendedora com um extraordinário trabalho de destaque ao qual merece todo aplauso por inspirar outras mulheres tão guerreiras quanto ela.

E não é à toa que o velho ditado de que ‘Filha de peixe, peixinha é’ pode ser aplicado à história da Dra. Milena, que em suas palavras assegura categoricamente: ‘Nasci para ser médica’. Ela que desde cedo acostumou-se a ver seu pai, Dr. Múcio Brandão, médico conhecido e conceituado em Juazeiro há décadas, atuando com disciplina e esmero à profissão. Além da figura paterna, o restante da família também se inseriu no campo da medicina, a mãe e enfermeira Fátima Brandão, os irmãos médicos Marcele e Múcio Luiz e ainda o marido Ricardo Fonseca, conceituado neurocirurgião.

“Naquele tempo eu devia ter entre 10 e 13 anos e o via saindo de casa vestido de branco, sempre um homem muito ocupado, de certa forma até ausente por causa da profissão. Minha mãe era mais presente, mas mesmo dentro dessa realidade meu pai gerava em mim uma admiração pela profissão e o respeito dos pacientes também era despertado em nós, os filhos. Eu me sentia até de uma forma mais forte, por ser a mais velha de um total de quatro filhos”, conta Dra. Milena.

A medicina atraiu a maioria dos filhos, exceto um que tem autismo. Os filhos de Dr. Múcio Brandão cresceram ouvindo a mãe dizer que todos seriam médicos e nenhum deles teve dúvidas disso. Dra. Milena afirma categoricamente que a decisão de seguir a profissão do pai jamais foi algo imposto por eles. “Foi uma decisão muito natural para mim e meus irmãos, por reconhecermos que a medicina era uma profissão que tinha tudo a ver conosco e nós tínhamos essa vontade de sermos médicos”, explica.

O caminho para a faculdade de medicina começou ainda com 16 anos quando Milena e um dos irmãos com 14 anos foram morar e estudar os últimos anos do segundo grau, hoje ensino médio, em Salvador. Na cabeça da adolescente admiradora da profissão do pai, a medicina era sua meta principal.  “Foi um ano de muita mudança em minha vida porque aqui em Juazeiro minha mãe cuidava de tudo. Como mais velha tive que assumir as responsabilidades mesmo com as regalias que nós tínhamos, mas dentro do meu universo eram muitas mudanças difíceis”, relembra Milena.

Com a certeza de quem sabe que atingiu seus objetivos, ela conta que não teve problemas para concluir o período escolar, mas não conseguiu passar de primeira no vestibular. Sabendo bem o que queria para sua vida, matriculou-se em um cursinho pré-vestibular e quando chegou ao fim, foi aprovada em 30º lugar num total de 180 vagas disponíveis para o primeiro semestre do curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia.

“Eu estudei e me formei pela UFBA. Quando olho para trás e lembro da garra que tive, vejo hoje em dia muitas mensagens de auto ajuda e acho que tem muito a ver com os jovens. Serve para que eles não percam a força de vontade, façam seu papel e sonhem com seus resultados se enxergando naquela condição de vencedor”, ressalta Dra Milena.

Revisitando sua história, Dra. Milena Brandão lembra da facilidade que sempre teve em exercer funções de liderança, que anos depois despertou a vocação altruísta enquanto influenciadora com foco na sua profissão e também em um estilo de vida saudável e espirituoso. Ela está à frente de uma das ferramentas mais poderosas da atualidade que são as redes sociais, porém com senso de responsabilidade social bem alinhado e contribuindo para que outras mulheres também possam desenvolver todo o potencial que elas têm.

“Minha trajetória até aqui tem sido de conquistas além do que eu esperava. Mas sei que não foi sorte e sim muito trabalho, amor e dedicação ao que me propus a fazer. Eu acredito que todas as pessoas, independente do gênero, estão no mundo para evoluir, progredir e prosperar. Inclusive, a prosperidade é um direito de todo ser humano. Quero continuar desempenhando meu papel na sociedade buscando ajudar mais mulheres a despertarem para uma vida potencialmente ativa, feliz e próspera”.

Palavras de uma mulher forte e inspiradora que lutou e conquistou o seu espaço. Uma real história de sucesso e plenitude pessoal.

Siga @dramilenabrandao e para agendar uma consulta entre em contato pelo whatsapp 74 99900 8390.

Reportagem: Luiz Hélio

Fotos: Eduarda Moret

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *