Fenagri 2023:  Workshop sobre citricultura no semiárido abre programação de palestras desta edição da Feira em Petrolina

Prefeitura explica processo de credenciamento para visitantes que gerou filas e críticas

O III Workshop sobre Citros no semiárido, com ênfase na limeira ácida ‘Tahiti’ foi realizado na manhã dessa quarta-feira (09), no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, que abriu a programação de palestras e debates da Fenagri 2023 em Petrolina, teve como objetivo promover o debate com produtores e técnicos sobre as inovações tecnológicas capazes de incrementar o negócio com os citros, dando destaque ao limão ‘Tahiti’.

A lima ácida ‘Tahiti’ é a quinta fruta mais exportada do Brasil, considerada de grande relevância para a economia brasileira. De acordo com coordenadora do evento técnico e pesquisadora Débora Bastos, da Embrapa Semiárido, após vários experimentos e pesquisas foi constatada que os citros se adaptaram bem na região do Vale do São Francisco. “Muitas pessoas já estão despertando o interesse em plantar a lima tahiti, para justamente diversificar com as uvas, que já é tradicional na nossa região, assim gerando mais emprego e renda”, pontuou Débora Bastos. Ela destaca ainda que a limeira ácida ‘Tahiti’, as laranjas, os pomelos, os limões verdadeiros e as tangerinas dentre as possibilidades para expansão de cultivos e investimentos na região.

“O mercado brasileiro, em especial o nordestino, apresenta demandas que dão bases para o desenvolvimento de uma citricultura competitiva no Vale do São Francisco. E a Fenagri é uma ótima oportunidade para discutir sobre o tema”. Frisou o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico e coordenador da Fenagri 2023, Thiago Brito.

Diversos temas foram abordados durante a programação, a exemplo de como está o cenário da citricultura no Semiárido, os porta-enxertos e as cultivares copa para a limeira ácida ‘Tahiti, pragas e doenças dos citros, implantação e manejo do pomar, nutrição, comercialização, entre outros assuntos importantes para a cadeia produtiva.

Prefeito Simão Durando faz abertura da maior feira de fruticultura irrigada da América Latina

Em seu discurso, o prefeito Simão Durando, destacou que a Fenagri é uma oportunidade para fortalecer a economia da cidade, alavancando o crescimento exponencial de desenvolvimento e reforçando o potencial do agronegócio mundial. “Petrolina, Juazeiro, o Vale do São Francisco, hoje mostram sua força e esse é um grande momento pelo qual essa região está passando. Essa transformação que estamos vivenciando se deve a muito trabalho, muito planejamento e força política, mas também a nossa principal mola propulsora que é o agro. Portanto, é como muito orgulho que declaro aberta a Fenagri 2023″, destacou o prefeito.

A Fenagri é promovida pela Prefeitura de Petrolina e Associação Integrada de Turismo (Assitur). Em quatro dias de evento, serão realizados debates, rodadas de negócios que possibilitam a troca de conhecimentos, acesso a novas tecnologias e realização de investimentos voltados à fruticultura irrigada com produtores do Brasil inteiro. A visitação é gratuita.

Credenciamento Visitantes

A coordenação da Fenagri informa que foi disponibilizado um link para credenciamento aos visitantes antecipadamente, podendo ser realizado através do site: https://www.sympla.com.br/evento/fenagri-2023/2081282. “Essa ação é totalmente gratuita e foi pensada justamente para oferecer mais comodidade e que fossem evitadas filas de acesso. Informamos ainda que as correções necessárias para evitar longas filas já foram realizadas e o fluxo de entrada deve acontecer  dentro da normalidade a partir desta quinta-feira (10).

Fonte: Ascom/Prefeitura de Petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *