Brasil tem 12 marcas de azeite entre as melhores do mundo; veja a lista

Entres os fabricantes, dez estão no RS, um em SP e outro em MG

O guia Flos Olei 2024, que lista os 500 melhores azeites do mundo, incluiu 12 marcas brasileiras em seu ranking. Com isso, cresceu a participação do Brasil na publicação italiana, considerada o mais importante guia de azeites. Na edição 2023, o país contava com nove marcas.

Das marcas brasileiras incluídas, dez estão no Rio Grande do Sul, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais. As notas dos fabricantes variam de 83 a 95 (em um máximo de 100).

Confira a lista de azeites

  • Prosperato (Caçapava do Sul/RS): nota 95
  • Sabiá (Encruzilhada do Sul/): nota 95
  • Verde Louro (Canguçu/RS): nota 93
  • Lagar H (Cachoeira do Sul/RS): nota 91
  • Capela de Santana (Sentinela do Sul/RS): nota 88
  • Estância das Oliveiras (Viamão/RS): nota 88
  • Capolivo (Canguçu/RS): nota 88
  • Bem-Te-Vi (Encruzilhada do Sul/RS): nota 85
  • Casa Marchio (Encruzilhada do Sul/RS): nota 84
  • Al-Zait (Rosário do Sul/RS): nota 83
  • Orfeu (Sertãozinho/SP): nota 83
  • Verolí (Sapucaí-Mirim/MG): nota 83

Segundo Flávio Obino, proprietário do azeite Capela de Santana, estar incluído no guia é um sonho realizado. “Sempre gostei de azeite, e quando viajava para o exterior, levava o Flos Olei junto para saber quais os produtos que gostaria de provar. Quando comecei a produzir, falava brincando ‘imagina se nosso azeite entra para o Flos Olei”. Agora estamos no quinto de produção, e já é o segundo ano consecutivo que entramos nesse ranking, um grande orgulho para nós”, destaca Obino.

Em apenas 7 hectares, Obino colheu, na safra 2023, 15 toneladas de azeitonas, que produziram 2,2 mil litros de azeite. “Não fazemos a moagem, terceirizamos esse serviço. Geralmente isso é considerado algo negativo pelo Flos Olei, e ainda assim conseguimos uma pontuação grande o suficiente para entrar no ranking, o que demonstra a qualidade do nosso produto”, comenta.

De acordo com Glenda Haas, azeitóloga e proprietária do Lagar H, outro fabricante brasileiro que está no ranking, o Flos Olei faz análise sensorial dos azeites e pontua eles com aspectos técnicos sensorialmente. “Ele escolhe os 500 mais bem pontuados de todas as amostras que ele recebeu. Neste ano, foram recebidas mais de 900 amostras”, afirma a empresária.

A Lagar H tem 170 hectares de oliveiras, dos quais 60 estão em produção. Os olivais cultivados na propriedade em Cachoeira do Sul reúnem oliveiras de oito variedades diferentes. A empresa produz de 20 mil a 25 mil litros por ano de azeite de oliva extravirgem e espera alcançar 100 mil litros nos próximos anos com a entrada de produção de novos pomares. Um destaque recente da empresa foi ter recebido um certificado inédito no mundo de emissões negativas de carbono.

“O Flos Olei é um dos guias mais importantes e respeitados do mundo. Estar neste guia nos mostra que estamos no caminho certo. Estamos fazendo um dos melhores azeites do mundo e ao mesmo tempo preservando o meio ambiente”, destaca Glenda.

Como identificar um bom azeite

O azeite é um dos produtos alimentares mais fraudados do mundo. Para identificar uma boa marca, existem algumas características que podem ser observadas sensorialmente. Abaixo, algumas recomendações da azeitóloga Glenda Haas, para identificar um produto de boa qualidade.

  • Amargor: Um bom azeite de oliva possui, em sua característica, o sabor amargo de maior ou menor intensidade. Isso indica que o produto é fresco, além disso, seu amargor varia de azeitona para azeitona, sendo que o fruto mais verde traz um sabor mais amargo.
  • Sabor frutado: Os azeites de oliva, principalmente virgem e extravirgem, devem ter um aroma e gosto do próprio fruto, que lembra aromas do frescor da natureza. Podem ser aromas mais verdes como grama cortada, tomate, ervas aromáticas, amêndoa verde, maçã verde, dentre outros. Ou mais maduros, como amêndoas maduras e frutas tropicais.
  • Pungente: Um azeite de oliva pungente traz em sua característica a picância. Ao degustar um produto de boa qualidade, irá sentir uma leve sensação de algo picante, que pode ser mais leve ou mais intenso. Isso acontece quando o produto é fresco e a intensidade está relacionada a variedade da oliva e com a maturação do fruto.

Produção nacional

Com uma área plantada de 7 mil hectares de oliveiras, na safra 2022/23, o Brasil produziu 700 mil litros de azeite. O volume, no entanto, representa apenas 0,7% do consumo nacional do produto, segundo o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).

Maior estado produtor, o Rio Grande do Sul registrou 580 mil litros de azeite na úlltima safra, um aumento de 29% em relação ao período 2021/22. Em cinco anos, o número de fábricas no RS dobrou, passando de 11 para 22, segundo o Ibraoliva.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *