Mostra de cinema negro percorre comunidades quilombolas e terreiros de candomblé de Juazeiro/BA

A exibição de filmes celebra a cultura do povo negro e contribui para o combate ao racismo e à discriminação

Uma mostra itinerante de cinema negro será realizada durante o mês de maio em Juazeiro, na Bahia, através do projeto Tela Viajante. O objetivo é percorrer comunidades quilombolas e terreiros de candomblé da cidade com exibição gratuita de filmes. A ação é idealizada pela ativista dos direitos humanos em Juazeiro, Cybele Granja, e a produção é da Oficina de Ideias – Proposições Criativas.

Para produzir espontâneas reflexões e promover o debate, os filmes da mostra contam com narrativas sobre vidas negras, que abordam o protagonismo da juventude negra contra os preconceitos e intolerâncias. As produções cinematográficas escolhidas também são produzidas, em parte ou em todo, por artistas negras (os). Entre as obras, estão “A Mulher Rei” e “O Menino que Descobriu o Vento”, ambas inspiradas em fatos reais.

A partir de temas como a luta pela terra, a história do quilombola e a cultura afro-brasileira, o projeto busca educar e conscientizar as comunidades contempladas acerca de questões sociais, culturais e históricas. A exibição de filmes celebra a cultura do povo negro e contribui para o combate ao racismo e à discriminação, promovendo uma compreensão mais ampla sobre o assunto e o respeito pela diversidade étnica.

Paralelamente às exibições dos filmes, também serão realizadas mini oficinas de criação de cenas curtas para internet em cada comunidade/território. Vale destacar que essas localidades enfrentam barreiras de acesso à cultura e à arte devido à localização geográfica e falta de recursos, e essa é uma oportunidade única de enriquecimento cultural e vivência social.

O projeto Tela Viajante foi contemplado no edital 01 – Audiovisual, realizado pela Secretaria de Cultura de Juazeiro com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.

Programação:

07/05: Oficina/exibição/debate no Unzo Nkosiluande – Pai Lau
10/05: Oficina/exibição/debate no llê Asé OminKayodé – Pai Erisvaldo
11/05: Oficina/exibição/debate na Comunidade Quilombola do Alagadiço
14/05: Oficina/exibição/debate no Abaçá Caiango Macuajo – Pai Bimbo
17/05: Oficina/exibição/debate na Comunidade Quilombola da Barrinha da Conceição
18/05: Oficina/exibição/debate na Comunidade Quilombola do Rodeadouro

FONTE: Ascom – Tela Viajante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *