Chance para os pequenos negócios na Olimpíada

Brasil e França retomaram laços históricos após quatro anos de afastamento por questões ideológicas mesquinhas

Séculos de relações internacionais nos aproximam da França. Seja na música, na culinária, na arquitetura e, agora, mais recentemente, na preservação da Amazônia, Brasil e França sabem que o mundo precisa de novos valores. O lema da Revolução Francesa – Liberdade, Igualdade e Fraternidade – ainda reverbera como grito em defesa da democracia e da liberdade de expressão no mundo e no nosso país. A inquietude do povo francês contagia no protagonismo dos grandes debates em torno da igualdade de gênero, contra a xenofobia, pelos direitos humanos e inclusão. Uma sociedade capaz de surpreender o mundo, como recentemente, quando da eleição do novo Parlamento.

Os Jogos Olímpicos de 2024, nos campos franceses, palco das 48 modalidades, devem atrair 15 milhões de pessoas. Sebrae e Embratur estarão juntos, promovendo a cultura e os destinos turísticos brasileiros na Olimpíada, na Casa Brasil, em Paris. Durante o evento, para o qual os olhos do mundo estão voltados, ambas as instituições lançarão, com a presença da primeira-dama, Janja, uma campanha publicitária para atrair turistas europeus ao Brasil, com foco no turismo de natureza e esportes. No Brasil, existe 1,78 milhão de empresas no turismo. Desse total, 97,4% são pequenos negócios.

A Casa Brasil é uma estratégia para aumentar o fluxo de estrangeiros no país. Com o governo Lula / Geraldo Alckmin , trouxemos a possibilidade de distribuição de renda e estamos arrumando a casa para recebermos ainda melhor. Para ter uma ideia, tivemos um crescimento no fluxo de turistas internacionais no ano passado de 62%, aumento que ninguém esperava. Esse impacto na economia do Brasil injetou mais de R$ 34,5 bilhões em 2023. É o melhor resultado nas receitas com o turismo internacional da série histórica, superando 2014, quando recebemos a Copa do Mundo.

O ano de 2024 mostra que o Brasil continua em alta e, de janeiro a junho, houve aumento de 9,7% em turistas estrangeiros no país, comparado ao mesmo período do ano passado. Depois de quatro anos de afastamento por questões ideológicas mesquinhas e contrárias aos interesses de ambos os países, Brasil e França retomaram laços históricos. A entrada de franceses no primeiro semestre deste ano cresceu 32% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2023, a França foi a nação europeia que mais enviou turistas ao Brasil, com 188 mil ingressos, superando o ano de 2022.

Como torcedores da Olimpíada 2024, estamos na expectativa de que nossos atletas batam o recorde de medalhas, mas também desejamos uma conquista histórica no campo da sustentabilidade, com o corte pela metade da emissão de CO2. Nesse debate, os pequenos negócios são essenciais no fomento às economias locais. Mostraremos toda essa riqueza na Casa Brasil e inseriremos os pequenos negócios nos grandes debates mundiais, com medalha de ouro.

Fonte: Décio Lima é presidente do Sebrae, Marcelo Freixo é presidente da Embratur

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