No clima dos Jogos Olímpicos, veja opções para empreender no ramo esportivo

Empreendedores de Brasília usam a paixão pelo esporte para inovar em negócios relacionados a atividades físicas

Corrida, futebol, tênis, canoagem, ciclismo. São tantas modalidades que fica até difícil escolher uma só. O interesse por práticas esportivas tem crescido nos últimos anos. Cada vez mais pessoas estão adotando um estilo de vida saudável com a prática regular de atividades físicas. Esse movimento abre caminho para o empreendedorismo esportivo.

Empreendedores têm investido em negócios que prestam serviços ligados ao esporte, como escolas, lojas de artigos esportivos, moda fitness e organização de eventos esportivos. Para entrar no clima das Olimpíadas, a Agência Sebrae de Notícias ouviu a história de empreendimentos que carregam no DNA a paixão por esportes.

Veia esportiva

Vitor Meirelles enxergou um potencial no mercado do crossfit, em uma época de ascensão da atividade. Ele se uniu a um amigo de infância e juntos criaram a Strong Monkey, uma loja de produtos para treino, como acessórios, cordas de pular, joelheiras, luvas e cinto para lombar (acessório que auxilia e concede mais segurança na execução de movimentos de agachamento e levantamento de peso). Como os dois já eram atletas, entrar nesse meio se tornou mais fácil. “Eu e o sócio da marca sempre fomos atletas, então respiramos esse meio fitness e de competitividade. O nosso lema e propósito era ser uma loja completa para treino. A gente costuma falar que trabalha dos pés à cabeça”, conta o empresário.

Vitor Meirelles já tinha afinidade com o esporte antes de começar a empreender. Foto: divulgação

A Strong Monkey surgiu como multimarcas, mas hoje já conta com o desenvolvimento próprio de produtos. Outro braço da empresa é o café gelado, levado para eventos de crossfit e no Eixão, uma avenida que é fechada para prática de atividades aos domingos, em Brasília. Na visão de Vitor, o mercado crossfiteiro ainda está na curva positiva.

Tem uma parcela muito grande da população que não conhece o crossfit e que tem até um certo preconceito, mas essa barreira vem sendo quebrada ao longo do tempo. A gente vem crescendo ano a ano, nossos números têm um crescimento muito expressivo.

Vitor Meirelles, empreendedor esportivo

Para Vitor, o mercado voltado para o meio esportivo no Brasil é muito promissor e carece de produtos de qualidade. “Cada vez mais o brasileiro está criando consciência do consumo mais inteligente voltado para a qualidade. Ele está mais disposto a comprar um produto mais caro, mas com qualidade bem superior”, diz. O segredo para se destacar nesse meio, de acordo com ele, é ter personalidade, se profissionalizar e estar por dentro do universo fitness. “As empresas do meio fitness precisam de pessoas que respirem esse meio, que saibam da demanda dos atletas e vivenciem pessoalmente”.

Amor à primeira remada

Pedro Pizarro sempre teve o sonho de ser jogador de futebol. Mas a vida o fez se aventurar em outros esportes. Ele foi campeão brasiliense juvenil de basquete e, eventualmente, conheceu também o remo, esporte que o lançou na carreira empreendedora. “Foi amor à primeira vista, ou remada. Comecei na escolinha e não parei mais. Desde o início vi potencial como atleta, já que venci as primeiras regatas. Também me chamou atenção o potencial comercial que a atividade possuía. Por ter trabalhado no comércio desde a infância, percebi que o remo era bem precário nesse segmento empreendedor”, explica.

Após comprar a escola mais tradicional no esporte em Brasília e, em pouco tempo, sair da falência e torná-la “a maior escola de remo do país”, Pedro fundou a Crossrowing. A escola utiliza uma metodologia que concilia o remo olímpico com treino funcional. Os atletas colecionam conquistas importantes: tricampeões brasilienses, campeões brasileiros e membros da Seleção Brasileira.

Pedro acredita que o sucesso da prática se deve às pessoas estarem procurando mais atividades ao ar livre, além de Brasília contar com o Lago Paranoá.

O Lago Paranoá é ideal para a prática do remo. Nenhum lugar do mundo reúne tantas condições como Brasília: grande espelho d’água, fácil acesso e clima favorável o ano todo. O remo é o exercício físico mais completo que existe.

Pedro Pizarro, empreendedor esportivo

Como o mercado esportivo é competitivo, o empresário afirma que é preciso ter um diferencial para se destacar. “Mas é a paixão pelo esporte o principal ingrediente para inovar e se destacar na multidão. Se for só pelo dinheiro e só pelo negócio em si, vai acabar fazendo mais do mesmo e a chance de fracassar é real”, completa.

Estilo de vida

Pedro Salgado começou a empreender para suprir a demanda de amigos que precisavam de um ponto de referência. Foto: divulgação

A Unibike surgiu no ano 2000 de forma “despretensiosa” para suprir a demanda de amigos que precisavam de um ponto de referência. “Inicialmente, a loja surgiu como uma diversão, para o pessoal poder vir, conversar, falar sobre bicicleta. E de lá para cá ela foi crescendo e se tornou referência no ramo”, conta o idealizador da marca e ciclista amador, Gustavo Salgado.

Além de bicicletas, a loja também vende peças, acessórios e tem uma oficina com mão de obra especializada. Para Gustavo, a popularização da bicicleta está relacionada com uma transformação no olhar.

Há alguns anos as pessoas viam a bicicleta apenas como um meio de locomoção. Hoje a gente consegue ver que a bicicleta é mais do que uma forma de praticar exercícios, mas também um estilo de vida. Você não é um ciclista, você se torna.

Gustavo Salgado, empreendedor esportivo

A modalidade esportiva, de acordo com ele, abraça todas as pessoas, desde aqueles que aproveitam a bicicleta para fazer um exercício livre até os que pedalam com regularidade. Além disso, ele relaciona a tendência do ciclismo a uma maior conscientização sobre a saúde e o meio ambiente. “Cada bicicleta que a gente tem na cidade é um carro a menos. A bicicleta vai trazer uma melhor condição, melhor de fluxo urbano e também melhorar a saúde das pessoas”.

Veja lista do Sebrae com opções de empreendedorismo esportivo:

  • Marketing esportivo

Cada vez mais presente no dia a dia, o marketing esportivo vem se mostrando como uma importante ferramenta para gerar oportunidades de negócios. É uma segmentação do marketing que tem como finalidade estimular o empreendedorismo esportivo e usar o esporte como uma ferramenta nesse sentido. Quando as estratégias são bem definidas e planejadas, o marketing esportivo dá retorno ao investimento. A produção de conteúdo relevante, de qualidade e atrativo é extremamente importante, gerando vendas e lucros e garantindo entretenimento e emoções para o público envolvido.

  • E-commerce de produtos esportivos

O mercado de e-commerce esportivo tem se tornado cada vez mais atrativo. Isso devido à expansão das compras on-line e à facilidade de realizar todo o processo de compra por meio de um clique. Muitas vezes, lojas on-line com foco apenas na venda de produtos esportivos, oferecem preços melhores em relação às lojas físicas. O cliente é capaz de pesquisar em diversos sites o melhor item com o melhor preço.

  • Escolas especializadas

Além do avanço do comércio e dos serviços esportivos, as escolas especializadas têm conquistado muitos adeptos. Isso por conta da crescente preocupação com a saúde e com as mudanças de hábitos. O setor de academia de ginástica, por exemplo, fez com que muitos investidores entrassem no mercado, promovendo um avanço gigantesco nas oportunidades de negócios — principalmente quando vinculado à venda de acessórios para a prática de exercícios.

  • Lojas de torcida

A paixão pelo futebol é uma das alavancas das lojas de vendas de artigos esportivos. São tantas as novidades que podem ser comercializadas, que empreender neste nicho é um investimento certeiro. Há uma legião de clubes no Brasil, arrastando torcedores de todos os cantos. Além disso, artigos esportivos licenciados fazem parte da vida de um bom torcedor e podem ser cada vez mais explorados.

  • Organização de eventos esportivos

Os eventos esportivos são um nicho de mercado atraente, pois não precisam necessariamente envolver atletas de elite, podendo ser voltados para o público em geral. Em grande parte das vezes, a população que busca uma vida mais saudável é engajada em acontecimentos esportivos e participa daqueles voltados para a sua área de interesse. Corredores costumam se inscrever nas corridas amadoras da sua cidade, por exemplo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

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