Produtores da Bahia, Pará e Rondônia disputam o prêmio de melhor cacau do Brasil

Com recorde de inscrições, premiação acontece nesta sexta-feira em Ilhéus na Bahia

Com número recorde de inscrições de produtores, a quinta edição do “Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade” vai anunciar os vencedores nesta sexta-feira, 24 de novembro, em Ilhéus, no sul da Bahia. Foram 98 amostras de seis estados – Amazonas e Tocantins como estreantes – na disputa pelo título de melhor amêndoa de cacau do Brasil. Do total, 20 amostras foram classificadas para as etapas finais da competição.

Agora, produtores dos estados do Pará, Bahia e Rondônia buscam a colocação nas categorias varietal (uma única variedade genética de cacau) e mistura (blend de variedades). Os prêmios desta edição somam R$ 60 mil, divididos entre primeiro, segundo e terceiro colocados nas duas categorias.

“Quanto mais estados aderirem ao projeto do Concurso Nacional, mais a gente consegue contribuir com a pauta de colocar o Brasil como referência internacional de cacau de qualidade”, destaca Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC), entidade organizadora do evento.

O concurso de cacau especial passou por uma análise físico-química das amêndoas não-torradas e análise sensorial do cacau em forma de líquor (massa de cacau) feita por um júri técnico do CIC.

Por último, um júri externo formado por convidados especiais realizou uma avaliação às cegas do sabor do cacau na forma de chocolate 70%. A Globo Rural participou desta etapa, assim como o ator Marcos Palmeira, que vai protagonizar a telenovela “Renascer”, filmada no sul da Bahia, e o empresário Alexandre Costa, CEO da Cacau Show.

Além do CIC, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), a Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC) e a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) participam da organização do prêmio.

Fonte: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *