Mangostão: fruta mais saborosa do mundo é asiática e rica em benefícios

No Brasil, os Estados da Bahia, Pará e Espírito Santo são os principais produtores do fruto

Uma lista divulgada pelo Taste Atlas elegeu o mangostão como a melhor fruta do mundo. O site, conhecido por ranquear alimentos e restaurantes, utilizou a opinião de seus leitores para elencar quais são as frutas mais saborosas do planeta.

O mangostão, conhecido também como mangostim, é originário da Indonésia, país localizado no sudeste asiático. A fruta se caracteriza por uma casca roxa escura e firme. No seu interior, a polpa branca é macia e tem um sabor adocicado com leve toque de acidez.

O alimento, que pode ser consumido in natura ou utilizado para fazer sucos, sobremesas e chás, chegou no Brasil por volta de 1940. Graças ao clima tropical do país, sua adaptação foi simples.

Quem deseja plantá-lo, deve realizar o cultivo em solo drenado e rico em matéria orgânica. Quando semeadas em local ensolarado, precisa ser adubado com frequência. Os frutos começam a ser produzidos após três anos.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), é possível encontrar produtores de mangostão nos Estados da Bahia, Pará e, em menor escala, Espírito Santo.

A fruta, rica em antioxidantes, vitamina C, xantonas e folato, pode auxiliar no tratamento de determinadas doenças.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, bioativos encontrados na raiz do mangostão podem ser eficazes na prevenção ou inibição da migração de células cancerígenas do fígado, especificamente do carcinoma hepatocelular.

Além do mangostão, duas frutas brasileiras se destacaram na lista do Taste Atlas. Em segundo lugar ficou a jabuticaba, e o açaí também ficou em evidência, ocupando sétimo lugar da lista.

As melhores frutas do mundo

  1. Mangostão, da Indonésia
  2. Jabuticaba, do Brasil
  3. Deglet Nour, da Tunísia
  4. Pessego Rodakina Naoussas, da Grécia
  5. Morango Cassubiano, da Polônia
  6. Cereja Wiśnia Nadwiślanka, da Polônia
  7. Açaí, do Brasil
  8. Lúcuma, do Peru
  9. Limão de Sorrento, da Itália
  10. Tangerina de Quios, da Grécia

FONTE: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *