Juazeiro: município disponibiliza autoteste para HIV

O município é o primeiro no norte da Bahia a disponibilizar o autoteste para o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Já está disponível gratuitamente na rede municipal de Juazeiro o autoteste de HIV. O autoteste é mais uma tecnologia de prevenção em que, diferentemente dos procedimentos tradicionais de testagem, o próprio usuário é quem faz o exame, sem auxílio de um profissional.

A distribuição é de responsabilidade da Secretaria de Saúde do município. O kit do autoteste pode ser retirado no Centro de Informação em DST/HIV/Aids (CIDHA), que funciona no Centro de Saúde 3, na Orla, no bairro Angari, das 8h às 17h.

No autoteste, a pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia. Os resultados que podem aparecer são: reagente (positivo) ou não reagente (negativo). “O teste é mais um esforço para ampliação da testagem para HIV e na busca por detectar pessoas que vivem com HIV e não conhecem o seu diagnóstico. Destacando que o autoteste não define sozinho o diagnóstico. Caso o resultado apresente reagente, ou seja, positivo, a pessoa que realizou a testagem deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou o CIDHA para passar por avaliação”, explicou o coordenador do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), Adeilton Junior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *