Sebrae dá dicas de como usar o Instagram para atrair novos clientes e vender mais

Gerar engajamento, construir parcerias, analisar a concorrência são algumas das estratégias para fortalecer o perfil da empresa na plataforma

Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, 7 em cada 10 micro e pequenas empresas brasileiras têm perfil nas redes sociais, sendo o Instagram a rede social mais popular entre os empreendedores. Em seguida temos o Facebook (41%), LinkedIn (6%), TikTok (3%), Youtube, X (antigo Twitter) com 2%, e Kwai (1%).

O uso do Instagram para vendas requer planejamento e estratégia. Para isso, é importante ter sempre um objetivo e acompanhar os resultados. O Brasil é um dos países com mais usuários desse aplicativo, logo é um mercado competitivo. Por isso, o perfil online do empreendedor precisa se destacar, resultando no crescimento do público e das vendas.

O uso do Instagram para vendas simplifica a jornada e a experiência de compra do consumidor e expõe os produtos para os usuários com alto potencial de compra.

Confira mais dicas do Sebrae:

Gerar engajamento: Uma das maneiras de gerar engajamento é fortalecer a presença digital, apresentar a experiência do empreendimento e a visão do conteúdo publicado, ou seja, criar reciprocidade. Quando se oferece um conteúdo aprofundado e de qualidade, o público sente-se grato e pode compartilhar, curtir, salvar, tornar-se um cliente, como forma de retribuir. Um erro cometido nas pequenas e médias empresas, bastante comum, é apresentar fotografias e preços, transformando o perfil num catálogo. O conteúdo comercial é relevante, mas o foco não deve ser apenas esse. Essa ação pode cansar a audiência.

Fazer parcerias: A produção de live, post em collab, story cria uma maior interação com o público. Buscar parcerias com empresas que compartilhem dos mesmos propósitos e valores, é uma possibilidade para que o conteúdo produzido possa ser visto pelos seguidores do seu negócio como os seguidores da empresa parceira.

Analisar a concorrência: O benchmarking analisa as práticas das empresas do mesmo setor. Assim, é possível observar as ações das empresas concorrentes e verificar o que se pode fazer de diferente, quais espaços estão vazios e sua empresa pode preencher.

Construir relacionamentos: Compreender as dores e os desejos dos clientes é um mote para criação de conteúdo relevantes. O story é uma excelente ferramenta para criar proximidade e manter relacionamento com o cliente. Ter o cliente como foco leva a entender o que pode ser interessante para ele, as vendas serão consequência.

FONTE: ASN/BA – Carlos Humberto

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