Público e artistas lotam reabertura do Centro de Cultura João Gilberto

Uma noite em que público e artistas compartilharam um mesmo sentimento

Da Redação

O tão esperado reencontro do público e artistas com o Centro de Cultura João Gilberto por fim aconteceu e numa noite de grande festividade. Encenações simultâneas, música e exposições tomaram conta das salas e áreas livres do equipamento, marcando sua reabertura nesse sábado, 29 de julho.

Para cada um dos artistas e do público que esteve presente, o momento misturou muitos sentimentos e a certeza de que a arte tem um papel fundamental na construção social e política da sociedade. “Esse é um espaço sagrado para quem trabalha com arte. É uma ferramenta de muita valia não só para os artistas de Juazeiro e Petrolina como de toda a região do Vale do São Francisco. Que todos venham e que usem o Centro de Cultura, afinal de contas é nosso”, externou João Sereno, cantor, uma das atrações da noite, ao lado de Maviael Melo e Mauricio Dias, também cantores que se apresentaram para o público no anfiteatro do Centro de Cultura João Gilberto.

Para o músico Radames Leal, a reabertura do João Gilberto é um resgate não somente dos artistas, mas de toda a cidade. “Nesses meus mais de 30 anos de músico na noite de Juazeiro, viver esse momento é ter a arte de volta para nós povo, para nós que fazemos a arte na rua e nos palcos. Estou esperançoso de que o Centro de Cultura se torne um grande espaço do saber, aprender e fazer arte de forma universal”.

Ao lado de algumas de suas telas presentes na entrada principal do Centro de Cultura, Marlus Daniel, artista plástico revelou que a reabertura do Centro deu uma reanimada em todos. “Juazeiro é uma cidade rica culturalmente e hoje, ao lado de colegas e alunos estamos aqui apresentando nossa exposição, um trabalho coletivo e que reforça a necessidade de ampliarmos espaços em nossa cidade porque a partir do momento que eu vou ao teatro, que visito uma exposição eu estou valorizando a cultura. É o papel de cada um de nós”, disse.

A exposição coletiva reúne sete artistas plásticos e vai ficar durante um mês no Centro de Cultura. Quem quiser adquirir uma das obras é só entrar em contato pela rede social no instagram @marlusdaniel. O grupo também ministra aulas de pintura, desenho e artesanato.

Funcionária pública, Anna Carolina Silva Coelho gostou do que viu, mas deixou suas cobranças. “Que bom que os gestores/políticos voltaram os olhos pra o Centro de Cultura, pois estava precisando. Temos que valorizá-lo. A inauguração foi interessante, teve vários seguimentos culturais, pinturas em tela, contador de histórias, roda de capoeira, feirinha, músicos. Espero que seja bem explorado, somos uma terra de grandes artistas, que tenhamos espetáculos teatrais, e que seja algo bem divulgado. E, principalmente, que nosso povo juazeirense valorize mais o que tem em sua terra”.

Foi no palco do Centro de Cultura João Gilberto que Maviael Melo, poeta e cantador ganhou seu primeiro festival. Como ele, muitos artistas esperam que os poderes públicos possam fomentar políticas afirmativas para que esse não venha a ser mais um equipamento fechado, depois de tanto investimento. “Esse é um espaço de muita referência para os artistas. A sua reabertura é só o começo e por isso mesmo esperamos que os poderes públicos municipal e estadual possam aplicar os recursos fundamentais para movimentar o espaço diária e semanalmente. É um ganho imensurável para a nossa cultura, para a formação da nossa plateia, dos nossos jovens”.

Reportagem: Clarice Alves

Fotos: Ivan Cruz e equipe Informa Vale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *