Oportunidade de Negócio: Três amigos flamenguistas de Uauá/BA uniram a vocação empreendedora com a paixão pelo time de futebol

Um investimento de sucesso no setor esportivo focado totalmente na maior torcida do Brasil e das cidades onde estão instaladas as três unidades da franquia. Em breve será aberta a quarta loja

Unidade 1 da franquia das Lojas Nação Rubro-Negra, na cidade de Petrolina/PE, comandada pelos três amigos empreendedores/Informavale

Da Redação

Ícaro Diego Ferreira Vieira tem 35 anos, Alberto Jorge Loiola Ribeiro da Silva tem e Pedro Henrique Ferreira Ribeiro têm 36. Os três são amigos de infância. Cresceram no município de Uauá/BA, depois foram morar e estudar no maior município da região norte do Estado, em Juazeiro/BA, até chegaram à vida acadêmica. Diego e Pedro são administradores de Empresas, Alberto engenheiro de Produção. Além da amizade que ao longo do tempo sempre se manteve fortalecida, os três rapazes também têm em comum uma paixão com o peso da maior torcida brasileira: são todos rubro negros, torcedores do Flamengo. Clube que de acordo com todas as avaliações dos principais Institutos de Pesquisa, conta com um contingente de aproximadamente 45 milhões de fãs representando 20% da população brasileira.

E quem diria que nos muitos pensamentos de montarem juntos uma empresa, o estalo veio inspirado pelo vermelho e preto do time de seus corações? O que antes era apenas uma paixão torcedora, logo se transformou numa grande oportunidade de empreender e entrar no mercado de vendas de materiais esportivos. Mas, claro, voltado exclusivamente ao nicho flamenguista.

A Loja Nação Rubro-Negra Petrolina, assim como as outras duas unidades em Feira de Santana e Juazeiro do Norte, conta com um vasto catálogo de itens de produtos oficiais e licenciados do Flamengo/Informavale

E o pontapé inicial foi dado mediante pesquisa do mercado no Vale do São Francisco, contato com o setor de franquias das Lojas Oficiais do Clube de Regatas do Flamengo e treinamentos no Rio de Janeiro até, enfim, o sonho se concretizar com a abertura da primeira loja em Petrolina/PE em Julho de 2021. A experiência deu tão certo, a nação flamenguista do Vale do São Francisco gostou tanto da oportunidade de não precisar recorrer a compras em sites de materiais oficiais do Flamengo, que os três amigos decidiram ampliar o leque expandindo os negócios. Abriram então, em 2022 mais duas lojas. Em março daquele ano na cidade de Feira de Santana/BA e em junho na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Um investimento certeiro face à forte presença da torcida flamenguista nessas cidades do interior e de economias pujantes. Um público-alvo com “sede” de consumo de produtos do amado time onde antes não havia oferta.

Atualmente as Lojas Nação Rubro-Negra – franquia de uma rede de lojas oficiais do Clube Regatas Flamengo – já têm um quadro de 16 funcionários e entraram com expressividade no mercado desse setor. Das três lojas, a que hoje apresenta o melhor faturamento médio é a de Feira de Santana, cidade com a maior renda per capita entre as três cidades escolhidas pelos amigos para abrir as filiais.

Os diretores Pedro Henrique, Alberto Jorge e Ícaro Diego com a equipe de colaboradores Glendha, Pedro e Larissa. Em comum a todos, a alegria de trabalhar com a camisa do time do coração/Informavale

Ícaro Diego conta que o investimento gira em torno de R$ 400 a 500 mil por loja, contando com licença da marca, obra, projeto arquitetônico, compra de produtos, entre outros, e tem uma média de margem de lucro na casa dos 10%. No país em que se respira futebol e tem a nação rubro-negra como a mais expressiva e apaixonada torcida em todos os Estados brasileiros, a aposta dos três amigos empreendedores pode ser avaliada como assertiva e altamente satisfatória.

“Nossa história começou quando um de nós solicitou ao outro, em uma de suas viagens ao Rio de Janeiro, que trouxesse alguns produtos do ‘Mengão’.  Naquele momento já pensávamos em empreender e aquele foi um start para amadurecer a ideia até conseguirmos realizar o projeto oportunizando ao torcedor rubro-negro estar mais perto das novidades do Flamengo. Queríamos trazer emoção e transferir um pedaço da Gávea para as cidades onde hoje estamos”, explica.

Para eles, as expectativas e metas pensadas pelos três, agora empresários, sempre foi tornar as lojas cada vez mais sólidas nos respectivos lugares onde estão situadas, realizando mais sonhos entre os rubro-negros e levando uma grande experiência aos torcedores locais. A curto prazo a meta é inaugurar mais uma loja, desta vez em Juazeiro/BA no primeiro semestre de 2024.

E para que um sonho desse porte fosse colocado em prática virando realidade, os amigos contam que a fonte de inspiração veio de um grande empreendedor que é o Flávio Augusto, pessoa que serviu para que eles se espelhassem e o tivessem como referência. “Em todas as nossas lojas reservamos um espaço para que ficasse registrada uma frase do Flávio Augusto que é: ‘Há momentos na vida que a gente precisa tomar a decisão de se jogar no desconhecido ou recuar. Quem se joga tem a chance de ir em direção ao lugar muito além do desejado. Quem recua, por insegurança ou indecisão, carrega consigo o peso de se manter no mesmo lugar’, ressalta Alberto Jorge.

Pedro Henrique completa o lado filosofal do empreendimento rubro-negro dizendo que, para eles o sentimento de empreender a partir de uma marca que envolve amor e paixão como o Flamengo é “surreal, por saber que todos os dias iremos de fato vestir a camisa com as cores rubro-negras. Apostamos em algo que nos traz alegria e alimentamos não só nosso sonho como o das pessoas que trabalham conosco. Podemos afirmar com prazer que é contagiante, que nos arrepia a pele e nos dá uma força que está além da compreensão de muitos, mas tudo direcionado para conquistarmos os nossos objetivos”.

Siga @nacaorubronegrapetrolina @nacaorubronegrafeiradesantana @nacaorubronegrajuazeirodonorte @nacaorubronegrajuazeirobahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *