Azeite, queijo e mais: produtos brasileiros estão entre os melhores do mundo

Conheça frutas, grãos e outras produções nacionais que já se destacaram no mercado internacional

Recentemente, a jabuticaba foi considerada a segunda melhor fruta do mundo no ranking elaborado pelo TasteAtlas, uma enciclopédia online gastronômica. No Top 10, outro fruto se destaca: o açaí. Nativos da Mata Atlântica e da Amazônia, respectivamente, estes são apenas dois exemplos de itens brasileiros que se destacaram em competições internacionais.

No universo dos azeites, o Brasil possui 12 marcas entre as 500 melhores do mundo no guia Flos Olei 2024, um dos mais respeitados do mundo. Dez delas são do Rio Grande do Sul, estado que concentra a produção de oliva no país, uma em São Paulo e outra em Minas Gerais.

O Sul também chama atenção quando o assunto é queijo. O Morro Azul, da catarinense Pomerode Alimentos, foi considerado o melhor da América Latina no 35º World Cheese Awards, que todos os anos elege os melhores queijos do mundo.

Morro Azul, queijo catarinense considerado um dos melhores do mundo

Mas, claro, que Minas Gerais não poderia ficar de fora dessa, certo? No ranking elaborado pelo TasteAtlas, foi o queijo canastra, considerada patrimônio imaterial do Brasil, que liderou a lista, ficando acima de clássicos como Parmeggiano Reggiano e o Pecorino e Mont d’Or. Vai, Brasil!

Neste ano, outro mineiro recebeu um título internacional, o café da São Mateus Agropecuária. Cultivado nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, o produto recebeu o título de “Best of the Best”, em português, principal categoria do 8º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy.

Falando na queridinha dos brasileiros, os grãos de café Geisha da Fazenda Rainha, localizada na divisa de São Sebastião da Grama (SP) e Poços de Caldas (MG), foi premiados no Cup of Excellence, considerado o Oscar do setor cafeeiro. A variedade, original da Etiópia, é considerada uma das mais valiosas no mundo.

Por fim, em São Paulo, foi uma cachaça produzida no Engenho Dom Tápparo, localizado no interior do estado, na cidade de Mirassol, que recebeu o prêmio máximo do concurso The Global Spirits Masters.

FONTE: Globo Rural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *